Maradona

A bola desliza suavemente pela grama marcada de guerra e quando menos se espera lá estão dois ingleses como sedentos animais atrás de carne fresca. Entram ferozes, mas são enganados pelo Pibe, que parte com ela pelo lado direito do campo. Para delírio do estádio e dos narradores, foram mais seis ingleses ao chão, quando …

Maradona Leia mais »

UM SALVE, LUIZA!

Na última semana, mais um assunto, alçado no Brasil atual como “polêmico”, tomou conta das timelines das mais diferentes redes sociais: o anúncio da Magalu, grande empresa do varejo nacional, para a abertura do programa de trainees exclusivamente para pessoas pretas. Em pouquíssimo tempo, começaram os shows de horrores de sempre. A extrema-direita brasileira não …

UM SALVE, LUIZA! Leia mais »

LITERATURA: A MÁSCARA DO PODER

AUTOR: Edilmar Amaral Sustentamos que a recorrência da multiplicação das máscaras para apagar o rosto, assim como a íntima relação entre linguagem e pensamento, a qual se desdobra, em artigo sobre Nietzsche, nos termos do sacrifício genealógico do sujeito de conhecimento, é sinal de que Foucault estaria se apropriando de certos elementos do pensamento literário …

LITERATURA: A MÁSCARA DO PODER Leia mais »

Uma outra visão à aprendizagem

E se direcionarmos todas as estratégias, planejamentos e esforços à aprendizagem? E se dermos aos alunos todo o protagonismo para que finalmente sejam colocados no epicentro do processo ensino-aprendizagem? Por que não aproveitar a pandemia e a proximidade do pós-pandemia – ambos momentos que, apesar de indesejados, abrem margem à inovação – para realizar as …

Uma outra visão à aprendizagem Leia mais »

A tecnologia como arma para vencer a pandemia

No conhecido confronto bíblico entre Davi e Golias, Davi vence o gigante Golias, que lhe era superior em força e tamanho, com uma pedrada, ademais de inteligência e oportunismo, e, é claro, um toque de benção divina. Nos legou o ensinamento que ferramentas, quando bem utilizadas, convertem-se no motor para o triunfo. Assim sendo, vislumbro …

A tecnologia como arma para vencer a pandemia Leia mais »

Direito à Saúde na Era dos Deveres Fundamentais

A Constituição Federal de 1988 (CF/88) determina em seu art. 6º que a Saúde é um direito fundamental social, o que impõe ao Estado o dever de efetivar sua implementação mediante políticas públicas que garantam o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde (art. 196, CF/88). Assim, para entendermos melhor o sentido …

Direito à Saúde na Era dos Deveres Fundamentais Leia mais »