“Escola, disciplina, controle e produção de subjetividade” de Cícero Feitosa Gomes é leitura obrigatória a todos que buscam compreender a lógica das dinâmicas de poder existentes no ambiente escolar. Valendo-se do referencial teórico de Foucalt, Deleuze, Guattari, Rolnik, Goffman e Sibilia, o autor lega, com maestria, um rebuscado estudo sobre a escola enquanto instituição disciplinar.
O autor analisa as dinâmicas de poder em uma escola estadual situada no município de São Gonçalo (RJ), onde era professor. Além da observação do cotidiano escolar, o autor se utiliza de entrevistas com alunos, professores e equipe pedagógica, de modo a comprovar o processo de produção de subjetividade dos alunos e suas resistências a esse modelo disciplinar, ademais de explanar como professores e gestores utilizam-se dos dispositivos da sociedade disciplinar para educar e controlar os alunos. Expõe-se o conflito entre a subjetividade (geração) disciplinar e subjetividade (geração) de controle.
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